Produtos sem glúten é aqui!!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Relato dia-a-dia de uma dieta Sem glúten

Abaixo o relato dia-a-dia de uma dieta Sem glúten realizada por nossa nutricionista Fernanda Müller.

Mais informações no seu facebook: Nanda Müller

ELA RESPONDERÁ SUAS DÚVIDAS E ENERGIA POSITIVA É COM ELA MESMO!!!!

OLHA COMO ELA É LINDA!!!

Para manter um corpo desses somente com muita determinação. Veja os conselhos dela:


14/02/2011

Eu cortei o glúten da minha dieta há uns 7 dias. E vou relatar aqui minha experiência! Como estou me virando pra não passar vontade. Aliás, é uma coisa que não tenho passado. Sem glúten a vontade exagerada diminui. O resultado até agora: enxuguei 1,6kg. Adorei!

Hoje a tarde fiz um bolo de cenoura sem glúten, sem lactose e sem ovos, com cobertura cremosa de cacau (quer a receita? mande e-mail para pera.nutricionista@gmail.com)! Minha janta vai ser uma pamonha salgada! Nunca comi, comprei no angeloni para experimentar! E vou aproveitar e fazer um yakissoba pra congelar em várias porções: legumes mistos, peito de frango caipira e bi-fum (macarrão de arroz)!!!

Final de semana foi tranquilo, fui na casa da minha amiga e não me preparei, então comprei no posto coisas sem glúten para beliscar: rosquinha de polvilho, chocosoy pops, pipoca bilu e castanha de caju. Comi bem pouco de tudo isso. No almoço fizemos arroz com milho e ervilha, salada, batata assada e frango. Frutas de lanchinho. Fui num aniversário e não comi os slagadinhos, parei num japonês e nós dividimos um temaki de salmão. Chegando em casa com fome misturamos o frango e arroz do almoço, requentada básica. No domingo tive vontade comer porcaria: fomos lanchar no Rua da Praia e pedi um hamburguer de carne de verdade sem pão, com salada e batata frita. Não consegui comer tudo!

15/02/2011

Bom dia!!! No meu eu café da manhã testei uma receita que peguei no livro da Regina Racco: pão de quinua germinada na frigideira. Muito fácil de fazer. Ontem deixei de molho 4 cs de quinua em grãos com um pouco de água. Pela manhã elas já estavam germinadas! Misturei-as com 3 cs de farinha de arroz, 1 cs de farinha de linhaça e uma pitada de sal. Coloquei água até formar um mingau bem grosso. Untei uma frigideira de teflon com óleo e espalhei a massa. Tampei e deixei dourar os dois lados. Passei requeijão, mas só consegui comer a metade! Eu, particularmente, não curto comer pão de manhã, prefiro uma vitamina com frutas e sementes. Mas para quem gosta é uma excelente ideia, quentinho e sacia legal! E o melhor, sem glúten! Pode passar geleia, mel, tahine....

Aliás, não falei ainda, mas a DIETA SEM GLÚTEN EXCLUI alimentos com: TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA E MALTE. E exige DETERMINAÇÃO! (quero falar sobre isso mais tarde).

Ah, ontem jantei a pamonha, gostosa, passei requeijão light, mas para quem precisa perder peso um aviso, ela é bem calórica: 1 unidade tem 400 e poucas calorias!

ETERMINAÇÃO É A PALAVRA. Tudo que você começa só sai bem feito e até o final se estiver bem determinado no seu objetivo. Com a alimentação e esta dieta, não é diferente. Ninguém disse que é fácil. Fácil é ceder aos desejos e tentações, ou então, à praticidade de um pacotinho, de um fast food. É preciso preparação e consciência. E a cada conquista vem uma sensação de poder e liberdade sobre o seu corpo, sobre sua vida! Além dos muitos benefícios (nutricionalmente e funcionalmente falando) que nem vou citar agora. Quando a gente quer alguma coisa, sempre dá um jeitinho não é mesmo? Então se não quiser muito, nem comece uma dieta assim.

Na semana passada, eu resolvi começar a dieta, mas não me preparei com os ingredientes dela. Mas fui me virando. Teve uma noite que cheguei do trabalho com aquela fominha e só tinha pão integral. Achei uma batata doce perdida no cesto de frutas, cortei em rodelas com casca e tudo, reguei com azeite de oliva e sal e assei no forno. Nos 30 minutos de espera, saí pra caminhar com a Aloha (minha sharpei). Assim, preveni um ataque àquele pãozinho. Noutro dia, foi a mesma coisa, e aí cozinhei um arroz arbóreo com quinua, linhaça, ervas e um pedacinho de salmão que tinha no freezer. Ficou um risoto simples, mas gostoso, e tinha que ser rápido, pq eu estava com fome! (Aliás, faço meus mexidões de vez em quando, não sou enjoada pra comer).

Nessa semana estou bem munida de alimentos sem glúten e nutritivos. A realidade é que sai caro. Mas vale o custo benefício. Poxa, 20,00 por 1kg de peito de frango caipira? Mas é sem estimulantes de crescimento, com ração vegetal e animais criados com bem-estar. Vale a pena!

16/02/2011

Não sabe o que jantar sem estragar a dieta? Que tal um omelete? Não precisa ter medo do ovo nãããooo! Ele só aumenta o colesterol se for frito, aliás se fritar no óleo de coco virgem "póoodxi" (e o melhor, a cozinha fica com cheirinho de coco e não de fritura!), pois este óleo suporta altas temperaturas sem saturar, além de outros benefícios (ajuda a emgarecer e é antioxidante!). Voltando ao ovo, prefira o caipira, bem mais nutritivo e sem tantas porcarias... Misture 2 ovos com 1 xícara de legumes mistos (sugestão: mix primavera Green Life congelado), 1 fatia de ricota em cubinhos, cheiro verde e 2cs de quinua em flocos. Despeje numa frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados.....nham nham nham!!! Acabei de contar o que eu vou jantar!!!! Beijos e até amanhã!

18/02/2011

Bom dia, dia! Semana que vem entro na 3a semana da dieta e pretendo fazer a detox: sem glúten, sem lactose, sem soja, sem carne vermelha, sem várias coisas! Para dar uma desintoxicada mesmo. Daí tem que evitar todo tipo de alimento industrializado (adoçante, embutidos, enlatados - fácil porque eu já nem uso muito isso), entre outros. Vai ser tranquilo, é só tirar os laticínios e os produtos de soja. Sobra alguma coisa? Muita coisa... comida de verdade: frutas, verduras, arroz integral, feijão, milho, ervilha, batatas, aipim, quinua, castanhas, linhaça, frango, peixe. Se eu sentir vontade de carne vermelha, já achei a solução: carne de cordeiro (tem uma linha da detox que permite, e tem pouca gordura,mas é dificil encontrar, pq não é ovelha, ai não quero pensar muito nos bichinhos, senão viro vegetariana, mas isso é um outro assunto). Falei com o pessoal da Mr. Beef e eles fazem uns espetinhos de cordeiro sob encomenda se eu quiser!

Ah, o nome do livro de receitas sem glúten se chama: A deliciosa cozinha sem glúten (Regina Racco). Vale super a pena, pois só tem receitas fáceis e práticas! O primeiro livro que ela escreveu foi: Glúten e Obesidade, a verdade que emagrece. Ela conta que retirou o glúten da dieta pois ela tinha problemas de memória e pesquisando descobriu que o glúten poderia ser a causa. Junto com isso ela descobriu que ele era a causa da compulsão alimentar que a manteve obesa por 40 anos. Ela emagreceu horrores depois disso e se tornou muito mais saudável. Então, pra quem luta contra a obesidade, além de uma reeducação alimentar, aí pode estar a solução. Eu não estou fazendo esta dieta para emagrecer (mas que mulher não tem sempre aqueles 2 quilinhos pra perder né? fiquei feliz com o 1,5 que "desinchei" e até agora estou mantendo, não quero emagrecer mais). Porém, como profissional, acho muito importante vivenciar aquilo que você vai indicar, porque posso compartilhar experiências, ajudando, motivando e entendendo o que meus pacientes vão passar. Sem falar nas DICAS, que parecem tão simples, mas que valem muito!

Hoje fiz o pão de quinua germinado e troquei metade da farinha de arroz por fubá pre-cozido, não gostei muito pq despedaçou todo na hora de aquecer.

Ótima sexta-feira e lindo final de smenana à todos!

20/02/2011

Super Bom Dia de Domingo!!! Essa semana começo a dieta detox da qual eu havia falado. E para começar bem vou fazer um cardápio desintoxicante no dia de hoje: no desjejum um suco de limão, abacaxi, hortelã, salsinha e linhaça. No almoço sopa creme de abóbora, batata doce e quinua germinada + salada verde. O lanche é repeteco do suco da manhã. E o jantar um creme de inhame com salsinha. Este cardápio é composto de alimentos com funções digestivas, diuréticas e desintoxicantes. Ajuda a limpar o organismo. É muito bom para ser feito pelo menos uma vez por mês, afinal não conseguios escapar dos agrotóxicos, aditivos químicos alimetares, medicamentos...

Na dieta detox, além do glúten e lactose, estão proibidos: açúcares e adoçantes; café; álcool; alimentos industrializados (enlatados, embutidos..); refinados (inclusive arroz branco); leite de soja e derivados; frituras e carne vermelha. Apenas um item que eu vou furar: o shoyu. Pq eu fiz aquele yakissoba congelado e vou usar essa semana. Mas o meu shoyu é light e sem glutamato monossódico, então, menos mal.

Acredito que não vai ser difícil, pois não tomo café, não uso açúcar nem adoçante, fritura só como fora de casa e raramente, milho e ervilha eu já compro congelados faz tempo e não enlatados, não gosto de leite de soja (mas vou sentir falta do iogurtinho de soja essa semana!), arroz eu tenho integral em casa e carne vermelha dá pra segurar na boa, aliás quando tem arroz e feijão nem preciso de carne no almoço. Ah, e alcool, não bebo durante a semana. Falando nisso, eu fui num happy hour sexta-feira e fiquei diante de uma torre de chopp e não bebi (cevada tem glúten). Mas vale a pena! E não foi torturante, tenho vida toda pra tomar uns chopinhos e cervejinhas geladas (sim, eu aprecio).

Além disso, vou contiuar tomando 1 xícara de chá verde japonês orgânico todos os dias e a água com limão. Comprei óleo de coco virgem (maraaaaaa). Preciso compral mel (que é permitido na dieta) para adoçar meu shake de açaí com banana. E oleaginosas para os lanchinhos. Frutas e verduras frescas e fechou! De domingo a sexta-feira terei que cumprir essa missão! Boa sorte pra mim e minhas pacientes lindas que também estão fazendo!!!

Ah, hoje a tarde vou filmar a receita do pão de quinua germinada para colocar no site e blog da Sem Glúten Alimentos. Depois passo link pra vocês! Beijosss

22/02/2011

Enquanto eu espero dar a hora de ir dar minha palestra sobre problemas vasculares, vou aproveitar e escrever sobre como está indo minha dieta detox! Domingo o cardápio desintoxicante foi seguido à risca, foi ótimo. No almoço fiz uma sopa de abóbora, batata doce e quinua que ficou wonderfuuuulll. Segunda não comi nenhum dos alimentos proibidos que já citei antes (basicamente foi shake de açaí; arroz integral, feijão, salada e frango caipira; yakissoba e frutas e castanhas nos intervalos). Hoje no almoço fiz purê de batata sem leite (é so cozinhar bem as batatas, escorrer, adicionar sal, 1 colher de azeite, salsinha picada, amassar e bater com a batedeira. Pra acompanhar saladinha, arroz integral com mix primavera e salmão assado temperadinho com alecrim, manjericão, alho, sal e azeite. Bom né!? Jantei aquele omelete caprichado (hj coloquei linhaça tbem e untei a frigi com óleo de coco, ficou um sabor especial) e de sobremesa uma banana assada no micro com mel e canela. Falando no óleo de coco, tomo umas 3 colheres ao dia purinho, eu gosto do sabor. Pesquise sobre os benefícios!

Essa tarde gravei o video com a receita do pão, video caseiro mesmo! Mas precisa editar e assim que estiver no blog da Sem Glúten Alimentos em mando o link por aqui! Por hoje é só!!! Boa noite e até a próxima!

24/02/2011

Bom dia meninas e meninos! Ontem foi mais um dia de sucesso na dieta detox. Não me preparei para o almoço e acabei comendo só batata assada, arroz integral e salada (minha mãe fez bife, aí fiquei sem carne). Se tivesse um feijão ou grão-de-bico teria sido melhor. Então o que aconteceu é que a tarde a fome apertou. Consegui dar uma fugidinha até o angeloni e no caminho fui pensando no que comer..plim! Uma tapioca!!! Daí pedi o recheio vegetariano sem queijo e um suco de uva integral (não tem açúcar). Adorei. Até pensei que talvez naquele recheio foi usado algum tempero industrializado com glutamato (acho que não, porque não estava tão salgado), mas ok, não vamos pirar! Só porque quero cumprir a missão com excelência e mostrar que é possível.

Amanhã é o último dia da detox. Mas sinceramente, não estou anciosa para voltar a comer tudo de novo. Porque estou me sentindo muuuito bem assim. Quero continuar evitando o glúten, mas vou me permitir mais coisas diante das situações no dia-a-dia. É que na real, já virou quase um hábito fazer isso durante 3 semanas, muita coisa eu vou continuar... beijos e até mais!

25/02/2011

Gente... hoje chega ao fim a dieta detox! Estou sem tempo pra escrever, mas só digo uma coisa, não sei mais se quero comer glúten... Segunda eu escrevo um balanço geral... nessas 3 semanas sequei 2,3kg! (agora chega de emagrecer) Bom final de semanaaaa!

02/03/2011

Sumi, mas é que essa semana está super corrida. Primeiramente vou falar o que eu conclui da dieta sem glúten: a-do-rei. Não tive nenhuma vez enxaqueca nestas 3 semanas. Minha imunidade melhorou. Minha pele do rosto, ficou sensacional, clara, sedosa que só vendo (quem me ver essa semana vai achar que estou mentindo, não, é que ontem fiz uma limpeza de pele e estou toda marcadinha de tirar aqueles miliuns)! A celulite deu uma boa melhorada. Me sentia super leve sempre após as refeições e bem saciada. A compulsão por doce, chocolate, someee. A prova é que fui niver de bebê e não tive vontade de comer nada de lá.

Bom, mas passando o final de semana resolvi voltar a comer de tudo para ver o que acontecia. Resultado, estou me sentindo pesadona comendo glúten. Não de engordar, mas pesada mesmo, no quesito digestão. E até sentindo um certo inchaço e de brinde uma dorzinha de cabeça e falta de vontade de ir malhar. Além de vontade de comer mais carboidratos.

Resumindo, voltarei à dieta sem glúten. Pelo menos de segunda à sexta. E final de semana sempre que for possível, sem me tornar chata! Afinal, ninguém precisa saber das suas dietinhas! Você pode sair pra jantar e escolher a opção que não tiver glúten e pronto. Ta tudo certo!

E a dieta detox, que exclui mais alimentos, achei ótima, porque naquela semana minha alimentação foi super natural, não comi nada industrializado! Essa quero me organizar para fazer 1x por mês.

Então continuarei aqui dando dicas espertas para manter a saúde e boa forma!!! Ótimo meio de semana à todos!!!!! Bjo bjo bjo


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sanduiche de Pão de cereais

Sensação na familia!
O Pão de cereais em sanduiches. No café da manhã não pode faltar.
É muuuuuuito bom!!!!
Esse é com peito de Perú defumado.


Karina  --  Florianópolis

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Exames para detectar doença celíaca e intolerância a lactose

O laboratório Neurogene, realiza testes genéticos com sangue capilar para detectar intolerância a lactose e doença celíaca, particular e através do convênio UNIMED. 

Abaixo o nome dos exames:

HLA Dq2 e Dq8 - Doença Celíaca
A doença celiaca é uma enteropatia imunologicamente mediada e desencadeada por ingestão de glúten em indivíduos geneticamente suscetiveis, com prevalência estimada de 1/300. Por conta de sua clínica heterogênea, o diagnostico da moléstia depende muitas vezes de um abordagem clínica, laboratorial e histopatológica combinada. Recentemente, demonstrou-se que a presença dos marcadores DQ2 e DQ8, do
grupo HLA-DQ, que agora são pesquisados pelo Laboratório Neurogene, está associada à doença celíaca . Em pacientes caucasóides, cerca de 90% possuem o DQ2 e a maior parte dos 10% restantes apresenta o
DQ8. Por outro lado, os alelos que codificam as moléculas DQ2 e DQ8 são encontrados em cerca de 15% a 30% da população geral, razão pela qual sua presença não tem especificidade para detectar a doença celíaca. O exame no entanto, ajuda a excluir essa possibilidade, já que a ausência de ambos os marcadores torna a hipótese de um indivíduo ser portador da doença extremamente improvável. Aliado à pesquisa de anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase, esse teste também pode ser útil na investigação de casos que apresentem biópsia de jejuno inconclusiva e na abordagem dos pacientes com restrições à realização da
biópsia.

Teste genético deTolerância à Lactose
Mutação C/T-13901
A lactase é uma enzima da mucosa intestinal responsável pela digestão da lactose nos seus constituintes absorvíveis, glucose e galactose. Sabe-se que sua produção persiste durante a vida adulta em algumas pessoas e em outras não. A variante genetica responsável por esta característica foi identificada em 2002. Trata-se da mutação C/T-13901 no promotor do gene da lactase. Essa mutação faz com que o gene permaneça ativo após a suspensão da lactação. Assim, os portadores desta variação são tolerantes à lactose
devido à persistência da produção da enzima que a degrada. Os indivíduos que não produzem a enzima lactase, após a suspensão da lactação, são intolerantes à lactose e apresentam sintomas, principalmente intestinais, quando ingerem leite ou outros produtos que contenham lactose. O teste genetico para tolerância à lactose apresenta uma alta correlação com as provas funcionais. Ou seja, os portadores do genótipo CC, genótipo associado a não persistência na produção de lactase, tendem a apresentar provas funcionais alteradas. Ao realizar uma revisão sistemática dos estudos disponíveis que compararam o teste genetico com uma prova functional , chegou-se a conclusão que o teste genetico tem 79% de sensibilidade e 83% de especificidade. O novo teste pode predizer com alta probabilidade se um indivíduo é tolerante à lactose ou não. Desta forma, o novo teste é considerado uma ferramenta importante na triagem da condição. Neste sentido, alguns protocolos sugerem que o teste genetico seja realizado antes da prova funcional, que pode até mesmo ser dispensada diante de um paciente com sintomas de intolerância e um genótipo CC. O teste genetico para tolerância à lactose está disponível no Laboratório Neurogene.


 Laboratório Neurogene

Convênios
Unimed

Contato
Rua Alves de Brito 346– sala
201—Centro—Florianópolis/SC
(048) 3223-0229
07/02/2011
Edição2011


Mais informações com nossa nutricionista através do canal direto com a nutricionista:
nutricionista@semglutenalimentos.com.br


Sem Glúten Alimentos
www.semglutenalimentos.com.br

Intolerância à lactose pode surgir em diferentes momentos da vida

Saiba como driblar a dificuldade de ingerir alimentos derivados do leite
Por Minha Vida Publicado em 3/1/2011

A intolerância à lactose veta a digestão de alimentos que contenham o açúcar encontrado no leite e seus derivados, em alimentos como pão, cereal, carne para sanduíches, molhos para salada, bolos, biscoitos e panquecas. Ao ingeri-los, a pessoa sob essa condição pode apresentar dor abdominal, gases, diarréia e até uma inflamação no estômago. O médico pode fazer uma análise do sangue, um teste de bafômetro ou um exame de fezes para detectar se os problemas são devidos a esta intolerância.

Nos rótulos dos alimentos, procure pelas palavras: leite, soro de leite, requeijão, laticínios, leite desidratado, sólidos de leite e leite em pó. Se qualquer um destes ingredientes estiver descrito na embalagem, o produto contém lactose.  

Causas, incidência e fatores de risco
intolerância à lactose se apresenta quando o intestino delgado não produz enzima lactase o suficiente. O organismo dos bebês fabrica esta enzima para que eles possam digerir o leite materno. Mas, antes de os seres humanos se tornarem agricultores e produtores de laticínios, a maioria das pessoas não continuava bebendo leite em sua vida, de modo que não produziam lactase após a infância.

A intolerância à lactose pode surgir em diferentes momentos da vida. Nas pessoas de raça branca, normalmente começa a aparecer em crianças com mais de cinco anos. Enquanto na raça negra, a condição geralmente ocorre até os dois anos de idade. "A deficiência de lactase também pode ocorrer como resultado de doenças intestinais, como a celíaca e a gastroenterite, ou após uma cirurgia intestinal", completa o gastroenterologista Federico Garis. 

A remoção dos laticínios da dieta geralmente melhora os sintomas da intolerância à lactose
Sintomas e tratamento
Inchaço abdominal, cólica, diarréia, fezes flutuantes ou com cheiro fétido, gases (flatulência), desnutrição, náuseas, crescimento lento e perda de peso são sintomas que geralmente ocorrem após comer ou beber produtos lácteos.

A remoção dos laticínios da dieta geralmente melhora os sintomas. No entanto, não incluir o leite na dieta pode levar a uma carência de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína, alerta a Associação Americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica. Esta deficiência pode ser compensada com alimentos como: vegetais folhosos, ostras, sardinha, salmão enlatados, camarão e brócolis e sucos com adição de cálcio.  

Alergia ao leite
A alergia ao leite é diferente da intolerância à lactose. Ela é uma resposta do sistema imunológico do seu corpo a uma ou mais proteínas (caseína e soro são as mais comuns) encontradas no leite de vaca.

Esse distúrbio pode causar reações como inchaço dos lábios, boca, língua, face ou garganta. A alergia ainda pode gerar eczema, urticária ou erupção cutânea, vermelhidão e coceira na pele ou olhos. Problemas respiratórios como espirros, congestão nasal, tosse, espirros e asma também podem resultar de uma alergia a leite.  

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Duvidas? Fale com a Nutricionista

Você tem dúvidas sobre uma alimentação saudável?
Fale com a Nutricionista.
A Sem Glúten tem um canal direto com a nutricionista para você tirar todas as suas dúvidas sobre uma alimentação saudável.
nutricionista@semglutenalimentos.com.br