Produtos sem glúten é aqui!!!!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Sem Glúten Alimentos...

A busca por uma vida saudável é a bola da vez no século 21.

            Nessa luta pela qualidade de vida, a valorização da profissão de nutricionista e nutrólogo foi fundamental para ajudar as pessoas nessa conquista.

            Na mudança dos hábitos alimentares dos últimos anos, com a inclusão de alimentos saudáveis e orgânicos, a substituição do glúten na alimentação, não apenas na alimentação dos celíacos, que precisam eliminar definitivamente o glúten da alimentação, é uma das indicações dos médicos especialistas no assunto.

            Por serem mais leves e de fácil digestão, os produtos sem glúten estão cada vez mais em evidência, sendo indicados nas dietas, principalmente para pessoas que buscam emagrecer ou uma vida saudável.

            Alguns atletas, para melhorar o seu desempenho evitam a ingestão do glúten após as 17h, pois, a partir desse período, a digestão fica mais lenta e a probabilidade de acúmulo de gorduras abdominais, aumentam.

            No mercado uma proposta de produtos para facilitar a vida de quem não pode ou prefere não comer produtos com Glúten, soja ou lactose, com preços acessíveis é a da Industria Sem Glúten Alimentos, que nasceu motivada pelos crescentes problemas associados a saúde que o Glúten tem causado e pela carência no mercado de produtos sem essa substância.

            Tudo começou com a produção de pães sem glúten tipo pão de forma para uma prima, Josiane Bezerra, que queria fazer uma dieta sem glúten para emagrecer. Para chegar na receita atual, foram perdidas muita matéria-prima, testados vários ingredientes para chegar ao mesmo efeito que o glúten dá aos pães de trigo.

            Com o sucesso dos pães um dos sócios resolveu fazer um curso a distância do SEBRAE (Negócio Certo) para analisar a viabilidade do negócio. E com o resultado positivo, Alessandra Lacerda e seu companheiro, Paulo Mendes, resolveram abrir a Empresa Sem Glúten Alimentos.

            Uma amiga formada na área de alimentos, Denise Pasquali, ajudou no inicio desse processo, informando o que a legislação nesse setor exige e desenvolveu o manual de boas práticas, documento norteador para a montagem das instalações da fábrica, servindo também para treinamento da equipe de trabalho. Contribuiu com as primeiras tabelas nutricionais e informações sobre as propriedades dos produtos utilizados na industria de alimentos.

            Com a abertura da empresa veio a produção de bolos, biscoitos, salgadinhos e massas.

            A responsável técnica da Sem Glúten Alimentos, Fernanda Müller, Nutricionista, trouxe uma visão de alimentação saudável, onde a preocupação por alimentos funcionais, mais nutritivos, utilizando ingredientes que melhorem a flora intestinal e promovam uma alimentação saudável.

            A empresa está situada em Jaraguá do Sul, a melhor cidade de Santa Catarina para se viver (dados FIRJAN, 2010) e dispõe de equipe treinada para trabalhar com produtos sem glúten, sem lactose e sem soja.

            A maior preocupação da empresa é desenvolver produtos gostosos, de qualidade e que principalmente atendam os padrões de uma vida saudável, com alimentos funcionais, sem glúten, sem soja e sem lactose.


            Por esse motivo a busca por informações, cursos e capacitação da equipe de trabalho é uma constante. Estímulos ao estudo, o envolvimento em eventos das associações do Celíacos e eventos na área da Nutrição Funcional, participando da Associação da Industria e Comercio de Jaraguá do Sul em palestras e cursos de capacitação e o contato com a gastronomia internacional, principalmente a francesa, onde trouxe muitas soluções no desenvolvimento de produtos com receitas e importação de ingredientes especiais, são os ingredientes do sucesso da Sem Glúten Alimentos. A Industria também se envolve em ações sociais estimulando a informação, facilitando o consumos de produtos sem glúten.
           
            Para poder ofertar o pão e bolo para todo o Brasil, foi desenvolvido as misturas de pães e bolos em caixinha com validade de 6 meses. A facilidade no preparo garante que até quem não tem prática na cozinha pode fazer pães e bolos deliciosos. As misturas de pães que sugerem a utilização de um ovo podem ser feitas sem ovos atendendo também as exigências da alimentação Vegana.

             A Sem Glúten Alimentos desenvolveu canais na Internet como site, blog e presença nas redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, para encurtar o canal com seus clientes e consumidores. No site, fotos dos produtos desenvolvidos, com ingredientes e tabela nutricional. Possui também um canal direto com a nutricionista, para tirar dúvidas, dicas para uma vida saudável, além de notícias, receitas e novidades.

            Com o crescimento da empresa parcerias se firmaram com a marca Casarão de massas, farinha e biscoitos a base de arroz e hoje a Sem Glúten Alimentos é responsável pela distribuição desses produtos em toda Santa Catarina.

            Outra parceria firmada foi com a empresa Texco, fornecedora do fibrex (Fibra da Beterraba Açucareira) um emulsificante potente na fabricação de produtos sem glúten e ainda rico em fibras. A Sem Glúten Alimentos fornece o produto de forma fracionada para o consumidor.

            Em uma nova fase, a empresa está desenvolvendo material para ajudar as pessoas a prepararem alimentos sem glúten. Aplicação de cursos para ensinar a fazer pão francês sem glúten, criação de vídeos com receitas em detalhes, para facilitar o entendimento das receitas e muito mais.

            A venda dos produtos são feitas através de distribuidores, pelo site diretamente com a empresa, que são despachadas por transportadoras e pelos Correios, para todo Brasil. Possui um canal aberto para novos negócios.

Para mais informações: semgluten@semglutenalimentos.com.br

www.semglutenalimentos.blogspot.com

Tel: (47) 3370 9675 ou (47) 8405 0242 (OI)
Orkut: Sem Gluten
Facebook: Sem Glúten Alimentos
Twitter: semglut

2 comentários:

  1. Por favor, li esta reportagem, e como vem de SP uma sobrinha que tem intolerãncia a gluten, gostaria de saber se encontro em Joinville tbém e onde.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Temos os nossos produtos em vários lugares em Joinville.
    Entre em nosso site e veja no link onde encontrar, coloque, Brasil, Santa Catarina, Jopinville e lá sairá uma listagem grande de onde encontrar uma loja mais próxima de sua casa. Na loja se eles não tiverem o quê desejas você pode estar encomendando que entregamos todas as terças.
    Obrigada pelo contato.

    ResponderExcluir