Produtos sem glúten é aqui!!!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Uma das melhores Triatletas do Brasil é Celíaca - Conheça mais sobre Carla Moreno


Uma das melhores Triatletas do Brasil é Celíaca - Conheça mais sobre Carla Moreno


Você já imaginou ser um dos melhores Triatletas do seu pais ??
Claro que muitos já pensaram nisso...


Mas imagina só, você não somente ser um dos melhores triatletas do Brasil, em um dos esportes mais díficies, em um País onde este esporte não é valorizado e, além disso tudo, ter que lidar com uma restrição alimentar, no caso o Glúten ?!?!


Pois é... imaginou ??

Então agora, saia da imaginação e conheça um pouco mais da melhorar Triatleta Brasileira da atualidade, que é Celíaca, foi a 4ª colocada na Copa do Mundo em Edmonton no Canadá (Julho/2011), ganhadora de 3 medalhas (2 de prata e 1 de bronze) nos ultimos Jogos Mundiais Militares - 5o.CISM MILITARY WORLD GAMES que aconteceu agora no mês de Julho/2011 no Brasil
"CARLA MORENO iniciou sua carreira em 1996 na categoria junior e surpreendeu com um 4º lugar no Triathlon Internacional de Santos, no mesmo ano conquistou o Mundial de Triathlon Junior na Áustria e terminou o ano como Campeã do Troféu Brasil. Como profissional tem como melhores resultados: Prata nos Jogos Panamericanos Winnipeg 1999, Campeã do Ironman 70.3 Brasil 2007, 2 x Campeã da Copa do Mundo de Triathlon (etapas), 15 x Top10 em provas do Circuito Mundial de Triathlon, Bi Campeã Panamericana, Campeã Brasileira, Heptacampeã do Troféu Brasil Profissional, Tetracampeã do Triathlon Internacional de Santos e a participação em duas Olimpíadas, Sydney 2000 e Athenas 2004.
CARLA MORENO quer ainda mais, disputar os Jogos Panamericanos pela 4a vez consecutiva, disputar pela terceira vez os Jogos Olímpicos (Londres – 2012) e realizar o sonho de disputar uma edição dos Jogos Olímpicos em eu país, Rio 2016; se olharmos seu passado "garra" não faltará para a conquista de seus objetivos e sonhos!" FONTE: http://carlamorenotriathlon.blogspot.com/

Vejam abaixo a entrevista/questionário que ela gentilmente respondeu para o Triathlon Sem Glúten [TSG] :


[TRIATHLON SEM GLUTEN] Há quantos anos você faz triathlon ?

[CARLA MORENO] 15 anos


[TSG] Quando você descobriu que era celíaca ?

[CARLA MORENO] Em 2009, mas eu ja passava mal ha bastante tempo...


[TSG] Qual era o principal sintoma ? Anemia, fadiga , etc??

[CARLA MORENO] Tinha anemia há 5 anos antes de descobrir a doenca e não melhorava com medicacao.
Tambem tinha muita indisposição para treinar, um cansaço grande e em 2007 comecei a ter esporadicamente hemorragias intestinais.
Meu corpo ficava inchado, parecia gases na barriga, mas com remedio para gases nao sumia os sintomas.



[TSG] Teve muitas complicações na saúde por conta da restrição ao glúten ?

[CARLA MORENO] Acredito que antes da descoberta eu tive muitos problemas como relatei acima...
Porem quando tirei o glúten, as 3 primeiras semanas foram as mais difíceis, porque tive uma melhora grande de saude, mas ao mesmo tempo um desconforto que se misturava pela ansiedade de não poder comer o que comia antes.



[TSG] Nesta época você já competia como elite/profissional ?

[CARLA MORENO] Sim, foi em 2009 e eu ja tinha 13 anos nesse esporte.


[TSG] Como foi no primeiro momento, associar a alimentação com restrição ao gluten com os fortes treinos de triathlon ?

[CARLA MORENO] Não foi dificil para os treinos, mas sim uma melhora muito grande do meu corpo e consequentemente conseguia treinar muito melhor...
O difícil era aceitar ficar sem comer os paes, pizzas e massas em geral! Rsrs



[TSG] Você acha que depois da adequação com alimentacao x treinos, gerou uma melhora em sua performance ?

[CARLA MORENO] Muito, hoje nem sinto falta de comer nada do que eu comia antes... Me sinto bem nos treinos e nas competições.


[TSG] Como você faz hoje em dia com a dieta restrita ao gluten quando precisa realizar competições fora de casa, como provas internacionais ? Como é a sua logística ?

[CARLA MORENO] Eu pesquiso pela internet para onde vou, se tem algo perto que eu possa comprar, ou levo muitas coisas de casa mesmo. Eu acho muito mais pratico hoje comer sem gluten, peco para fazer massa, grelhados, pure, etc, no hotel ou em restaurante, acho super simples.


[TSG] O uso de massas em véspera de provas é quase que um ritual, neste caso, qual é a substituição que você faz ?

[CARLA MORENO] Eu como a massa sem gluten mas porque eu como massa diariamente, para mim, isso de só comer massa antes da prova é mito, como igual todos os dias; massa, saladas, grelhados, legumes etc...
Mas para quem não achar a massa, pode comer pure de batata, ou de mandioquinha, ou de mandioca, ou de cenoura... E também o arroz...



[TSG] Qual a dica que você daria para os celíacos, atletas e não atletas, para não desistirem da dieta e muito menos desanimar com o esporte ?

[CARLA MORENO] Persistir durante 3 semanas, apreciar o paladar dos alimentos e tenha calma para ver a diferenca em seu corpo e desempenho. Procure nos primeiros 3 meses comer até mais do que comia antes, ou seja, nunca sentir fome. Pois sem fome você nao pensará em coisas com gluten... Rsrs essa tatica deu certo pra mim.


[TSG] Em uma frase responda : Ser celíaca e triatheta para você é ?

[CARLA MORENO] Ser normal e simples!!! :-)


Agradeço a Carla Moreno por esta oportunidade em compartilhar conosco esta sua realidade. Demonstrando com resultados que é possível  "ser normal e simples" , mas também vencedor em todos os sentidos. Obrigado !!

Viva de Forma Saudável !!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário